Covid-19

Posicionamento frente à Pandemia

A COVID-19 é uma doença de alcance mundial que pode afetar, do ponto de vista fisiológico, de forma grave o ser humano 1. Nós sabemos disso. O mundo parou diante de um cenário ímpar. A Vitae Odontologia fechou as portas no dia 20/03/2020, atendendo ao Decreto Nº 9.633, do Governo do Estado de Goiás.

Mas isso não significa que paramos! Colaboradores da área administrativa e o corpo clínico da Vitae trabalhou incessantemente, atentos tanto às normativas associativas e governamentais quanto às mais diversificadas publicações científicas que inundaram o mundo da ciência. E como continuar? Reflexões, adaptações e, sobretudo, ações foram e estão sendo feitas! Somos uma equipe de 52 pessoas em um uníssono que reflita nossos valores. Temos um corpo clínico que mescla experiência clínica e formação acadêmica. Focamos no que há disponível na ciência para exercermos com clareza e responsabilidade nossa missão dentro da odontologia, preocupados principalmente com a educação em saúde e o treinamento.

• EDUCAÇÃO E TREINAMENTO:

Seguirão o mais eficiente preparo da equipe para prevenir contaminação e reduzir a disseminação do novo coronavírus, do ponto de vista científico 2,3. O treinamento está minuciosamente planejado, com encontros virtuais prévios, e que usará simulações audio-visuais e treinamento prático em todas as esferas da clínica: recepção, administração, escritórios, consultórios e centro cirúrgico. Estamos nessa fase! Dia 06/05, toda a Vitae Odontologia voltará preparada na sua rotina normal.

• LOGÍSTICA OPERACIONAL:

Primazia com base no Manual de Gestão de Qualidade implantado em 2008 (certificação NBR ISO 9001:2000). Contratamos uma empresa (Asepsis) de consultoria em controle de infecção e biossegurança, passando pela revisão de todos os nossos relatórios de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e atendendo a Nota Técnica CVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020. Além disso, itens importantes recomendados pelos principais jornais científicos de odontologia foram revistos e implantados: triagem cuidadosa de pacientes de risco à COVID-19, adaptações da recepção, informações de medidas preventivas à pacientes e fornecedores, agendamentos espaçados, dentre outras 4,5.

• ROTINA ODONTOLÓGICA:

O padrão necessário de limpeza e desinfecção de superfícies, e esterilização de instrumentais mantém-se com o mais alto rigor e controle técnico e biológico. Nas diferentes especialidades, os procedimentos odontológicos continuarão seguindo a odontologia baseada em evidência científica, além das recomendações mais atuais de uma prática odontológica segura durante a pandemia 4,5,6,7,8. Atualmente, mantemos todo esse padrão para os atendimentos de urgência.

• EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs):

todos os EPIs recomendados para uso pelos órgãos reguladores neste momento, foram adquiridos e já estão à disposição das nossas equipes de saúde, para treinamento e uso nos atendimentos. O uso dos EPIs, em cada especialidade, atenderá as normativas e a recomendação científica do que é necessário, avaliando inclusive a redução do risco de contaminação na paramentação e desparamentação dos nossos profissionais 2.

“Proporcionar saúde com responsabilidade e atendimento de excelência.”