Logo Principal
  • Entre em contato (62) 4009-2200
  • Horário de funcionamento 08:00 às 18:00

Endodontia: guia sobre a área

  • Home
  • Endodontia: guia sobre a área
Endodontia: guia sobre a área

Endodontia: guia sobre a área

A endodontia é um dos procedimentos mais buscados nos centros odontológicos, responsável pelo famoso tratamento de canal, essa é a área responsável pelo estudo diagnóstico e tratamento de doenças que atingem a parte interna do dente e vai muito além do procedimento de canal dentário. 

 

São vários os motivos que fazem uma pessoa buscar por esse profissional, que pode inclusive, auxiliar na prevenção de outras doenças bucais.

 

De modo a sanar todas as principais dúvidas a respeito da área, preparamos este artigo, boa leitura!

 

Endodontia: o que é esta especialidade?

 

A Endodontia se trata de uma especialidade que atua no tratamento de enfermidades e lesões que surgem na raiz ou na polpa do dente.

Os dentistas que atuam nesta área realizam procedimentos como a correção de trincas, fraturas, bem como qualquer outro trauma que atinja o interior do dente 

Isso também inclui cáries mais profundas que se não forem corretamente tratadas podem causar danos irreversíveis à saúde da boca.

 

O que é o tratamento de canal?

 

O tratamento de canal, também conhecido como canal radicular, é um procedimento para remover a polpa de um dente. 

Este procedimento é recomendado para pessoas que sofrem com sérias complicações nos dentes, como cáries tão profundas que atingem a polpa.

Em casos assim o dente pode estar em situação crítica, como a polpa muito infectada ou até mesmo com a morte do tecido.

Este é o tratamento mais popular na endodontia, ele é realizado acessando a área do dente com a patologia, limpando a área, se necessário removendo toda a polpa. A área é moldada para receber o material que deve selar o dente. 

O preenchimento da área pode ser feito com diversos materiais que selam o dente e evitar que o paciente sofra com dores localizadas.

 

Quando procurar um endodontista

 

O ideal é que você visite uma clínica odontológica regularmente, para evitar que seja necessário a intervenção de um endodontista em seus dentes. Porém, pode haver a necessidade de procurar a especialidade em situações como estas:

 

Dor de dente

 

Uma dor de dente pode indicar muitos problemas. Evite a automedicação que pode mascarar o problema e favorecer o agravamento do quadro. 

Além das dores de cabeça e na mandíbula, é comum que pessoas com lesões profundas nos dentes sintam desconforto ao comer alimentos muito quentes ou muito frios.
 

Contusão oral

 

Pessoas com machucados significativos na região maxilofacial podem ter que recorrer ao endodontista. Após um grande acidente, a polpa pode se romper devido ao trauma.

 

Se isso acontecer, você deve ser submetido a um tratamento de canal ou o dente afetado pode se degradar.

 

Inchaço da boca

 

O inchaço indica danos, por infecção ou trauma, portanto é essencial procurar um dentista.

 

Cuidados após um tratamento com endodontista

 

Os procedimentos endodônticos são em sua maioria invasivos, portanto, você deve manter alguns cuidados para que o dente se recupere bem. Confira os principais cuidados:

 

3. Escolha alimentos fáceis de mastigar

 

A área geralmente fica dolorida logo após a intervenção. Portanto, escolha alimentos moles ou fáceis de mastigar.

Este período de cuidado com a mastigação logo após o procedimento é fundamental para uma recuperação mais rápida e suave.

 

2. Mantenha a higiene bucal

 

Muitos pacientes ficam desconfiados ou até com medo de continuar desinfetando a boca. No entanto, a escovação e o uso do fio dental devem continuar, peça a seu dentista orientações sobre qual a melhor forma de fazer a higiene da área até a total recuperação.

 

1. Realize acompanhamento

 

O acompanhamento pós-procedimento para verificar a evolução da cicatrização e a situação do dente em geral é fundamental para evitar complicações.

 

Ir ao consultório odontológico deve continuar inclusive após a total recuperação, pois a melhor maneira de evitar outros tratamentos intensos é por meio da prevenção.

 

Dúvidas frequentes
 

Os cuidados são temporários?
 

A recuperação é tranquila e rápida. No entanto, dependendo do material utilizado para preencher a área danificada você pode precisar de manutenções e substituições regulares.
 

Meus dentes escurecem?
 

É comum haver um escurecimento, porque este processo pode causar manchas nos dentes. No entanto, isso é facilmente minimizado usando técnicas de restauração da dentística estética.
 

De quantas sessões eu preciso?
 

Dependendo da complexidade do tratamento, em geral, é um procedimento concluído em poucas visitas ao consultório.
 

Meus dentes ficarão mais sensíveis?
 

É possível desenvolver um pouco de sensibilidade no dente, porém o endodontista capacitado irá minimizar isso ou até mesmo evitar que ocorra. 
 

O procedimento é doloroso?
 

A cirurgia de canal dentário é indolor porque é realizada sob anestesia local. Os dentes podem ficar fragilizados após a cirurgia, mas as atividades diárias podem ser retomadas rapidamente. 
 

Escolha os melhores profissionais
 

A Vitae Odontologia possui os melhores endodontistas para realizar o seu tratamento de canal com segurança e profissionalismo. Agende uma avaliação conosco.